Um prédio em formato de arranha-céu apresenta mais de 40 andares e cerca de 150 metros de altura, com escritórios comerciais, residenciais ou ambos. Estes edifícios são considerados símbolo de poder econômico e tornam-se pontos de referência, assim como esculturas, templos ou palácios, em diversos países do mundo.
O termo arranha-céu foi destinado aos imóveis construídos em 1880, que recebiam de 10 a 20 andares. O maior edifício da antiguidade foi a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, projetada no século XXIV A.C. Por muito tempo, não foi superada em altura, até o surgimento da Catedral de Lincoln, em Londres.
Quando falamos da atualidade, você já se perguntou quais os maiores arranha-céus do mundo? Veja abaixo:
Shanghai Tower: o segundo maior arranha-céu do mundo, com 632 metros de altura, está localizado em Pudong, em Xangai, na China. Em 2008, o projeto arquitetônico do megaempreendimento foi reconhecido pelos empresários locais como o mais bonito e inovador do País.
O que chama atenção é o layout da fachada, projetado em vidro e criado para reduzir as cargas de vento. O Shanghai Tower possui ainda recursos para coletar água da chuva e turbinas eólicas que geram energia própria.
Burj Khalifa Bin Zayid: intitulado como o maior arranha-céu do mundo, o Burj Dubai, como é conhecido, está localizado nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. O edifício foi desenhado pelo arquiteto Adrian Smith e construído pela Samsung Engineering&Construction, da Coreia do Sul, com início em 21 de setembro de 2004 e término em 4 de janeiro de 2010.
Está situado ao lado das duas principais avenidas da cidade: Financial Centre Road e SheikhZayed Road. Com seus dois quilômetros quadrados de área e 828 m de altura, o Burj Dubai se destaca por suportar pressões extremas.
Ao redor do mundo, há inúmeros arranha-céus que chamam a atenção, do KingdomClock Tower, localizado em Londres, ao Lotte World Tower, na Coreia do Sul. Quando viajar, não deixe de conhecer essas grandes maravilhas!