Não há nada mais gostoso que reunir a família em volta da lareira para tomar um vinho ou simplesmente bater papo. Foi-se o tempo em que ter lareira era sinal de morar em uma casa com chaminé ou até mesmo ter um lugar para guardar as lenhas que seriam usadas para acender. Graças ao desenvolvimento de novas técnicas e ao surgimento de novas tecnologias, os novos modelos de lareiras para apartamentos utilizam álcool, gás e energia elétrica como principal combustível. Ah, tudo isso sem fazer fumaça!
Conheça os três tipos de lareiras para apartamentos.
Lareira a gás
O modelo a gás é um dos modelos de lareira preferidos para apartamentos, principalmente porque sua chama pode ser feita a partir do gás de cozinha, dando a possibilidade de criar apenas uma ligação que leve o fluido até o acessório. Um dos principais motivos que fizeram com que esse modelo ganhasse o coração de todos foi o fato de que a fumaça não se espalha pela casa, evitando a sujeira pelos cômodos, além de ser a opção mais segura e eficiente.
Dica importante: antes de você adquirir um desses modelos, verifique se o modelo possui sensor de corte, ou seja, acessório que corta a ligação do gás quando a chama se apaga. Atente-se a qual gás deve ser utilizado.
Lareira elétrica
Considerado o modelo mais seguro, por não utilizar fogo para gerar o calor, a lareira elétrica é fácil de ser instalada e conta com um controle remoto para ajudar na escolha da temperatura, o que facilita o comando do acessório.
Dica importante: a lareira elétrica diminui a umidade do ar, assim como os aquecedores comuns. Por isso, tenha um recipiente com água ou até mesmo um umidificador para ajudar a manter o ambiente ideal. Importante ressaltar que esse modelo de lareira para apartamento tem um consumo alto de energia elétrica.
Lareira a álcool
É considerado um modelo de lareira ecológica, pois a emissão de poluentes é extremamente baixa. Para se ter uma ideia, um litro de etanol pode garantir até 3 horas de funcionamento da lareira. No quesito de custo-benefício, está entre as mais econômicas, pois é possível abastecer a lareira com álcool encontrado em lojas de produtos de limpeza, farmácias e supermercados.
Dica importante: não utilize etanol de posto de gasolina, pois os resíduos de petróleo emitem poluentes prejudiciais à saúde. Ter lareira para apartamento não é mais sinal de privilégio e alto custo. Hoje, é possível ter um ambiente aconchegante sem gastar muito!