A iluminação dos ambientes é uma parte fundamental da decoração. Os diferentes tipos de luminárias e lâmpadas são capazes de criar ambientes únicos e diferenciados. Uma tendência de decoração que vai fazer toda diferença no seu projeto é a utilização de arandelas de parede, um tipo de luminária fixada que serve como iluminação complementar e promete tornar sua casa mais sofisticada e aconchegante.

5 dicas para criar ambientes únicos utilizando a arandela

Confira 5 dicas de como utilizar a arandela na sua decoração e quais os melhores tipos para investir em cada ambiente!

Escritório

Com o home office incorporado a nossa realidade, o espaço de trabalho em casa merece uma atenção especial para garantir conforto e funcionalidade ao ambiente.

Para auxiliar nesse objetivo, o ideal é investir em arandelas de cúpula para a iluminação da mesa de trabalho, um modelo que se assemelha a um abajur e que é perfeito para utilizar em locais de decoração mais formal, como um escritório.

Quarto

A arandela é um tipo de luminária muito utilizado na cabeceira da cama, fornecendo uma luz suave, ideal para leitura. Ela substitui por completo o uso do abajur.

O modelo mais indicado para o quarto é o translúcido, que é uma arandela de luz direta protegida por um material que permite que a luz também se espalhe pelo ambiente de maneira suave, aumentando o conforto visual.

 Corredores

A utilização de arandela é capaz de dar um toque diferenciado à decoração dos corredores, com sofisticação e modernidade. 

Neste caso, a arandela de duplo efeito é a melhor solução. Projetando um facho de luz para cima e um para baixo, esse modelo permite diversas combinações, criando um efeito todo próprio que vai quebrar a frieza do corredor de sua casa ou apartamento.

Banheiros e lavabos

No banheiro e no lavabo, o uso de arandela, além de dar um toque decorativo e personalizado, também garante funcionalidade à iluminação do ambiente.

São duas as opções mais comuns: a arandela de cúpula pode ser utilizada com o foco direcionado para os espelhos, ampliando a intensidade da luz e a amplitude. Já a arandela translúcida tem o objetivo de distribuir melhor a luminosidade, ampliando a sensação de conforto e aconchego desses ambientes. 

Jardim e áreas externas

As áreas externas combinam muito bem com todos os modelos de arandelas. Por isso, esse é o local perfeito para explorar as possibilidades e deixar a decoração da sua casa com seu estilo. O mais importante é investir em modelos produzidos com materiais mais resistentes às mudanças do clima, como chuva e exposição ao sol.

Arandelas de luz direta, de cúpula e translúcidas dão um toque mais retrô e tradicional às áreas externas. Enquanto isso, as arandelas no estilo uplight, downlight ou efeito duplo trazem mais modernidade ao local.

Se você tem jardim em casa, explore cada um desses modelos para destacar pontos específicos, com foco em algumas plantas ou outros adornos. Isso vai dar um charme especial ao ambiente. Não perca a chance de investir nessa tendência de decoração em sua casa!