Cerca de 45 milhões de brasileiros, algo em torno de 24% da população do país, se reconhecem como pessoa com deficiência, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Acessibilidade na construção: Mais que um dever, uma questão de respeito às pessoas

Para alertar a sociedade para a questão da acessibilidade como um direito de todos – independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou intelectuais –, o Dia Nacional da Acessibilidade é celebrado todo dia 5 de dezembro.

Nesse contexto, tornar os empreendimentos imobiliários cada vez mais acessíveis tem sido uma missão das empresas que atuam do setor. Vale lembrar que, além da legislação federal que regula os princípios que devem ser adotados por edificações, muitos estados e municípios possuem ainda medidas e regras regionais que reforçam e ampliam a necessidade de facilitar o acesso em ambientes coletivos.

Há certas adaptações que devem ser levadas em consideração para determinados fins, isto é, um condomínio residencial, um prédio público, uma escola.

Porém, basicamente, os critérios são os mesmos e envolvem obrigações como: a presença de rampas ou equipamentos eletromecânicos para vencer os desníveis existentes nas edificações, a circulação nas áreas comuns com largura livre mínima recomendada de 1,50 m e, por exemplo, garantir vaga reservada para veículos conduzidos por pessoas com mobilidade reduzida nos estacionamentos, entre tantos outros pontos importantes e necessários.

A Eztec sempre considera o tema da acessibilidade durante todo e qualquer projeto imobiliário. Suprimir barreiras arquitetônicas e atender aos parâmetros das normas técnicas e legislações é uma de nossas premissas.

Prova disso é o empreendimento EZ Towers, na região da Av. Dr. Chucri Zaidan, que recebeu o selo Guia de Rodas Platinum de Acessibilidade. Outro exemplo desse cuidado é o Esther Towers, empreendimento comercial em construção, que está em processo de receber essa certificação. O que comprova que a empresa está no caminho certo.

Para a Eztec, garantir acessibilidade é respeitar valores humanitários e sociais.