Morar em um apartamento que seja a nossa cara e que tenha a nossa personalidade é mais que prazeroso, é sonho de consumo. E isso está ligado intimamente à decoração.
Mas quem já vivenciou essa fase de decorar apartamentos do zero sabe que não é tão simples. E já se questionou: “por onde começar?”.
Decorar é muito mais do que escolher cores bonitas ou objetos decorativos. A decoração define o estilo, a atmosfera e o conforto do ambiente, e influencia o bem-estar dos moradores. Veja 7 dicas para ajudar nessa tarefa:
1. Planejamento é essencial
Pensar na parte financeira, isso é, definir o orçamento, limite do cartão de crédito, percentual da renda familiar que pode ser alocado. É fundamental organizar essas informações para evitar frustrações futuras.
Da mesma forma, planejar o layout do apartamento. Isso significa considerar as dimensões do espaço, a disposição das janelas, portas e outros elementos estruturais. E pensar em como você quer que o espaço seja utilizado, para que consiga organizar os principais itens maiores de um apartamento, como móveis e eletrodomésticos, de forma a criar áreas funcionais e confortáveis.
2. Fique atento aos prazos de entregas
Organizar os prazos também é muito importante. Alguns materiais, como móveis planejados ou revestimentos específicos, por exemplo, podem levar 30, 60 ou até 90 dias para serem entregues. Anote tudo para evitar atropelamentos.
3. Comece pelas maiores mudanças
Quando pensamos em decoração, o que vem à mente? Peças lindas, cores fortes. Mas não podemos esquecer que, dependendo do projeto do morador, a decoração começa pela infraestrutura. Ou seja, questões elétricas, hidráulicas etc. Lembre-se de que tudo o que gera bagunça, resíduo ou pó, e que deve ser a etapa 1 de um processo.
4. Defina seu estilo
O que não faltam são estilos para se inspirar. O rústico prioriza elementos naturais, como mobiliários de madeira, fibras nativas e acabamentos expostos ou envelhecidos. Já o vintage são peças antigas, marcadas pela história e também pelo uso, com cores desbotadas, algum desgaste, e, em certos casos, com assinatura de designers importantes. Ou ainda o estilo romântico, que usa muitos tons claros.
São exemplos de estilos prontos. Mas nunca se esqueça do seu estilo. A inspiração é válida para criar ambientes que combinem do ponto de vista estético, mas o que deve prevalecer mesmo é a personalidade que você vai imprimir na sua casa.
5. Dê atenção à paleta de cores
A escolha da paleta de cores é um dos passos mais importantes na decoração. Selecione uma combinação de cores que reflita seu estilo pessoal e crie um ambiente agradável e harmonioso. As cores neutras, como branco, bege e cinza, são clássicas e estão modernizadas, com tons novos, enquanto os detalhes e acessórios podem ter cores mais vibrantes e ousadas.
6. Comece pelo que precisa ser instalado
Com tudo planejado, quando chega a fase de começar a dar vida ao apartamento, a organização para a instalação de peças ou objetos é importantíssima. Comece a colocar as peças maiores primeiro (fogão, geladeira, sofá), sempre do maior para o menor. Lembre-se que espelhos, por exemplo, precisam ser instalados antes. Se fizer a pintura, faça a última demão por último, pois a instalação de algumas peças pode provocar alguns danos.
7. Escolha de objetos decorativos
Deixe por último a escolha de vasos, quadros e plantas, para você ter uma compreensão total dos ambientes. São essas peças que transpiram vida e dão personalidade para a casa. Observe as cores da casa e vá escolhendo objetos que se complementam ou que contrastam, sempre respeitando o seu gosto.
Por fim, lembre-se que a decoração é algo contínuo e que pode e deve ser ajustada ao longo do tempo, à medida que seus gostos ou necessidades mudem.