Para manter o banheiro sempre limpo é fundamental que você aprenda a higienizar os metais do local de forma correta, para evitar fungos, manchas e que perca o brilho, além de deixar o ambiente mais limpo e ajudar no bem-estar. Não é sempre que nos atentamos a esses detalhes na hora da limpeza do cômodo e, na maioria das vezes, não sabemos a melhor forma de fazer isso.
Separamos algumas dicas para ajudar. Aprenda a limpar os metais do banheiro de forma correta.
Identifique os materiais
A primeira dica e a mais simples é: antes de qualquer coisa, identificar os materiais que constituem os utensílios. É feito de metal? Aço? Após essa identificação, fica mais fácil para aprender a limpar os metais do banheiro de forma correta.
Evite produtos ásperos
Evitar produtos ásperos fará toda a diferença na hora de limpar os metais do banheiro, pois poderão manchar, riscar e estragar os utensílios.
Agora veja as diferenças entre a forma de higienizar esses tipos de metais.
Aço inox e escovado
Nesses tipos de metais, é importante que você faça uma limpeza com produto específico, como o querosene, além da limpeza diária com água. Utilize um pano macio e misture com um pouco de querosene diluída na água para passar nas partes de aço inox.
No caso do aço escovado, a única diferença é que a limpeza deve ser feita no sentido da escovação da peça, para não danificar o produto.
Latão
Essa é um dos tipos de materiais mais fáceis de limpar. Para isso, basta passar um pano úmido e água para deixar o local com muito brilho e sem manchas e riscos. Caso esteja muito oxidado, você pode preparar uma solução com meio litro de água morna, uma colher de sal e duas colheres de vinagre. Misture e passe no local.
Cromadas
Aqui já há necessidade de utilizar água e detergente neutro para higienizar de forma correta as partes cromadas do banheiro, principalmente os acabamentos Onix, Red Gold, preto fosco, entra outras opções.
Já para o caso dos acabamentos cromo fosco, além da higienização com água e detergente neutro, você pode aplicar vaselina líquida e retirar o excesso com um pano ou flanela seca, após alguns minutos.
Esses são alguns tipos de materiais que podem fazer parta da composição do seu banheiro. Manter o local higienizado, além de proporcionar segurança e bem-estar, garante a vida útil mais longa do produto e ajuda a deixar o ambiente mais agradável