O banho, para muitos, é um dos momentos mais importantes e relaxantes do dia. Mas para que a experiência seja realmente positiva, é essencial saber escolher o modelo correto de chuveiro. Você sabe quais as diferenças entre chuveiros elétricos e duchas frias? A Eztec apresenta as principais características sobre os produtos para que a sua escolha seja a mais assertiva possível!

Chuveiro elétrico ou a gás?

O ponto principal antes de tomar a decisão é considerar as estruturas da instalação e realizar uma análise dos custos, do posicionamento da caixa-d’água e até o andar em que será instalado, uma vez que todos esses fatores interferem no funcionamento do produto. O chuveiro elétrico, como o nome diz, tem o funcionamento por meio de boiler elétrico, então requer uma instalação específica. A ducha fria demanda um sistema de funcionamento com aquecimento a gás, equipado com um aquecedor de água. Por ter mais opções no mercado e ser mais simples de ser instalado, o chuveiro elétrico costuma vencer essa “batalha”. Porém, atualmente, a maioria dos apartamentos está sendo entregue já com o sistema de gás incorporado.

Ter uma ducha fria demanda um investimento maior, uma vez que o sistema de funcionamento é mais complexo.  O valor da modificação no ponto da residência pode variar bastante dependendo da mão de obra contratada e do tamanho da sua casa.

Já o chuveiro elétrico é menos “burocrático”. A principal característica é que ele mesmo aquece a água durante o banho. Isso é possível pois o produto possui um mecanismo responsável por aquecer a água instantaneamente – a resistência, e por isso tem uma vazão menor. No entanto, há opções de chuveiros pressurizados, que ampliam a pressão, gerando sensação de aumento do volume hídrico, com jatos mais potentes.

É exigido somente um bom sistema de aquecimento interno. A instalação também é muito mais simples, não necessitando de mão de obra. Por outro lado, o chuveiro elétrico tem mais potencial para gasto na conta de luz.

Atualmente, o mercado também já conta com modelos de chuveiros elétricos flex. Os produtos são compatíveis com aquecedores a gás, solar e boiler elétrico, capazes de economizar ainda mais água, aquecendo-a instantaneamente assim que o registro é aberto, controlando a temperatura desejada até a chegada de água quente do sistema principal. Assim é possível evitar o desperdício de água fria parada na tubulação, possibilitando a economia de até cinco litros de água por banho.

Em termos estéticos, geralmente as duchas de metal apresentam design mais rebuscado em relação aos chuveiros elétricos, atendendo a diferentes propostas decorativas de banheiros e salas de banho. Porém, essa realidade tem se alterado nos últimos anos, uma vez que você já pode encontrar chuveiros elétricos com visual similar às duchas frias, com cores, formas e acabamentos disruptivos e modernos.

E aí, com essas dicas, já decidiu qual modelo escolher para ter uma experiência de banho relaxante e revigorante?