Para quem esteve na busca de um novo imóvel e já encontrou o cantinho perfeito para chamar de seu, sabe que pelo alto valor de investimento, muitas vezes, a única alternativa é o financiamento, e a primeira parte desse processo é a análise de crédito no financiamento imobiliário. Mas como isso é feito?

Como é feita a análise de crédito no financiamento imobiliário?

Primeiro, precisamos entender a importância dessa etapa. A análise de crédito vai verificar minuciosamente a estabilidade financeira do comprador, para garantir que seja possível arcar com os valores do financiamento, sem comprometer as finanças do interessado com uma dívida que não possa pagar. Para a análise do banco que vai confirmar se você está apto ao financiamento, algumas informações são levadas em consideração, como:

Dados pessoais para cadastro: Nome completo, RG, CPF, idade, escolaridade, profissão e estado civil são alguns dos dados para verificar restrições no nome, o famoso “nome sujo”, que podem dificultar a aprovação do financiamento.

Comprovação de renda: O financiamento não pode comprometer mais do que 30% da renda familiar, portanto, essa etapa garante que o interessado terá como assumir as parcelas mensais do financiamento, além disso, com a comprovação de renda é possível avaliar o valor máximo que pode ser liberado, o valor das prestações, juros e prazos de pagamento que melhor se adequam às suas condições.

Análise de patrimônio: Quando o comprador possui algum bem vinculado ao seu nome, como imóveis ou veículos, pode oferecê-los na negociação como garantia, o que pode ajudar a obter o crédito em condições mais proveitosas, de acordo com suas finanças e valor dos seus bens.

Histórico de consumo e perfil de crédito: Durante a análise, são verificadas as movimentações financeiras do comprador para identificar empréstimos, outros tipos de créditos, e até mesmo se as contas normalmente são pagas em dia, assim o banco consegue comprovar que o interessado não vai faltar com seus compromissos de pagamento.

Documentação: Além de informar os dados cadastrais, é necessário levar toda a documentação que vai comprovar as informações.

Avaliação do imóvel: O imóvel selecionado é avaliado para verificar se está de acordo com o perfil financeiro do comprador e se atende às suas necessidades.

Liberação do crédito: Por fim, o crédito imobiliário é autorizado pela instituição financeira para a compra do imóvel, com um contrato de empréstimo com todas as cláusulas e regras da instituição.

E após todas essas etapas, aquele imóvel dos sonhos está pronto para ser adquirido, e então é só curtir a casa nova e a conquista. E o mais importante, esteja confortável com as condições antes de assinar o contrato de financiamento, afinal, essa será uma dívida para os próximos anos.

E para quem está nesse processo de busca, a Eztec oferece aos clientes condições exclusivas e diferenciadas para a compra do seu imóvel. Entre as principais vantagens, a possibilidade de negociação direta com a construtora, o financiamento em até 300 meses com juros a partir de 7,99% a.a.*, preços e condições especiais e condomínio + IPTU grátis em 2023*, para empreendimentos em mais de 50 endereços de São Paulo.

Curtiu o conteúdo? Confira no site alguns empreendimentos da Eztec em São Paulo que podem ser a sua próxima conquista: https://www.eztec.com.br/melhornegocio

(*) Válido para empreendimentos prontos. Consulte condições comerciais. Regulamento completo em: www.eztec.com.br/melhornegocio