Na hora de escolher um imóvel para morar ou investir, um dos fatores que precisa ser levado em conta é sua localização. Qualidade de vida, afinal, é muito importante para todos, não é mesmo? Comércio, acessibilidade, atividades culturais e de lazer, áreas verdes, são requisitos que precisam ser considerados sempre. Sem falar na segurança, é claro. Quanto mais completo e valorizado for o bairro, mais valorização futura e liquidez também terá o seu imóvel.
Mas quais são os bairros mais valorizados de São Paulo? Preparamos aqui uma relação de alguns lugares privilegiados da capital. Endereços que têm características próprias, diferenças, mas um ponto em comum: oferecem toda a infraestrutura que você precisa para viver bem ou garantir um bom retorno ao seu investimento.
Jardins
Na realidade, os Jardins compreendem cinco áreas bem definidas: Jardim Europa, Jardim Paulista, Jardim América, Jardim Paulistano e Cerqueira César. Embora muitas delas abriguem principalmente residências unifamiliares, por causa do zoneamento municipal, nos últimos anos lançamentos imobiliários têm oferecido ótimas opções de moradia ou investimento na região.
A localização privilegiada é um dos pontos fortes dessa região. Os Jardins e seu entorno são atendidos por algumas das principais vias de circulação da cidade, como Rebouças, Faria Lima, Groenlândia, o eixo Europa/Colômbia/Augusta, Paulista, Brasil, Estados Unidos, 9 de Julho e Brigadeiro Luís Antônio. Isso proporciona acesso fácil a todas as regiões, além de assegurar um eficiente sistema de transporte público, que inclui inúmeras linhas de ônibus e metrô.
Ruas com vocação comercial como a Oscar Freire e seus arredores, a proximidade de shoppings como Iguatemi, Cidade São Paulo, Center Três e Pátio Paulista, uma ampla variedade de bares e restaurantes com cozinhas as mais diversas, escolas renomadas, centros culturais e museus como MIS, Mube e Ema Klabin, além de áreas verdes como os parques Trianon e Mário Covas e o vizinho Ibirapuera garantem aos moradores tudo o que precisam, sem ter de percorrer longas distâncias.
Vila Nova Conceição
Juntinho ao parque Ibirapuera, esse bairro de ruas arborizadas e de pouco movimento ganhou destaque no mapa imobiliário de São Paulo especialmente nas últimas duas décadas. Hoje, tem um dos metros quadrados mais valorizados da cidade. Delimitada pelas avenidas República do Líbano, Santo Amaro, JK e a rua Afonso Brás, tem acesso e transporte facilitados.
No coração do bairro, a praça Pereira Coutinho é um oásis de tranquilidade, com parquinho para as crianças e variadas opções gastronômicas ao redor, desde charmosos cafés e restaurantes sofisticados a bares e botecos descontraídos. E, é claro, o Parque Ibirapuera, bem pertinho dali, é o lugar certo para ir a qualquer hora do dia.
Itaim Bibi e Vila Olímpia
Vizinhos, na Zona Sul, os dois bairros também têm na localização privilegiada um ponto forte de valorização. Importantes avenidas como Faria Lima, JK e Bandeirantes servem aos moradores, que ainda contam com acesso rápido à Marginal Pinheiros.
Itaim e Vila Olímpia têm características bem particulares. Embora tenham grandes edifícios comerciais com escritórios e a sede de grandes empresas, esses bairros jamais perderam sua vocação residencial. Para isso, contribui a ótima estrutura de serviços, comércio, gastronomia e de lazer. E por conta disso ruas calmas e arborizadas se misturam às grandes avenidas. Vale lembrar ainda que a V. Olímpia passou por forte processo de modernização com a operação urbana que mudou a face de parte do bairro.
O mercado Eataly, os shoppings JK Iguatemi e Vila Olímpia, os teatros Claro e Santander, o Parque do Povo, com suas trilhas para caminhada e muito verde, são algumas das marcas do bairro e pontos de referência para os moradores. E o agito das noites, com baladas tradicionais e bares que recebem gente de todas as idades, é uma outra marca dessa região.
Pinheiros
Na Zona Oeste, Pinheiros é outro desses bairros em que edifícios comerciais e áreas residenciais convivem em harmonia. O bairro oferece tranquilidade sem abrir mão de uma infraestrutura completa, com comércio variado, alguns dos mais importantes complexos hospitalares, escolas e universidades de São Paulo.
A acessibilidade é outra vantagem; o bairro é atendido por duas linhas de metrô, verde e amarela; tem um terminal de ônibus com linhas que saem para várias partes, e é interligado por vias importantes como a Faria Lima, Henrique Schaumann e Dr. Arnaldo.
A região de Pinheiros também é conhecida por sua gastronomia e vida noturna, com alguns dos bares e restaurantes mais famosos, e pelas diversas opções de cultura e lazer, com feiras de design e artesanato e o Mercado de Pinheiros, Instituto Tomie Ohtake, Sesc e outros.
Viu como São Paulo é uma metrópole diversificada, cheia de opções para morar bem e investir? Só falta então você fazer a sua escolha!